quarta-feira, 16 de março de 2011

A primeira semana

A primeira semana na faculdade geralmente é chocante para todos saídos do colegial. Na escola somos praticamente carregados pelos professores, somos paparicados, vivemos sobre regras. Chega-se na faculdade e nem todos mais têm a mesma idade, nenhum professor está disposto a carregar ninguém, a regra é: você é responsável pelo seu aprendizado e pelo seu aproveitamento.
Quando cheguei à semana de recepção dos calouros do curso de arquitetura achava que nada mais me chocaria: vinha de outro curso superior, estava mais madura, pensei que tudo seria tranquilo, uma cara pintada ali, um mico pago aqui e fim de papo. Nada teria me preparado para a semana que me aguardava. A recepção foi perfeita, pude ver o curso, professores, ter contato com os demais alunos e, o mais importante, pude ver a paixão deles pelo curso, por aquela semana. Eu já era fã da arquitetura, tinha sido meu sonho nos últimos cinco anos. Depois daquela semana eu me vi completamente apaixonada pela profissão. Era umcaminho sem volta. No ano seguinte me voluntariei para organizar a semana de recepção.
Quatro anos depois, me encontro ainda apaixonada pela profissão que por enquanto experimento apenas pelo estágio. Estou num período de desmame da faculdade, poucas aulas, mais tempo dedicado ao estágio, ao trabalho final de graduação (TFG). Ainda não sei o que vai acontecer depois do TFG, por enquanto não importa.
O importante é que descobri paixões dentro do curso, coisas às quais consigo me imaginar dedicando a minha vida.  Passei seis meses carrgando um livro de estruturas, olhando apaixonada para aqueles pilares e vigas.
Meu TFG será em habitação social, um assunto que surgiu num ateliê de projeto, ainda no terceiro ano, virou uma pesquisa que deu origem a um artigo e me incentivou a iniciar uma pós-graduação em administração pública municipal como uma forma de tentar modificar o cenário atual, seja atuando como uma administradora, seja como uma arquiteta, mas tendo em vista sempre ambas as dimensões.
Tenho encarado esse período como uma preparação para a maratona que seja a vida profissional.  Mas espero de lá na frente ainda guarde aquela paixão da primeira semana, que eu nunca me canse, me desanime ou me frustre com a profissão.
Camila Ribeiro Campos
5º ano

Nenhum comentário: