sexta-feira, 30 de maio de 2014

Leituras do mês de maio

Comecei o mês terminando de ler O amor nos tempos do cólera, de Gabriel Garcia Márquez. Eu comecei o livro meio que com preguiça de ler, mas depois que coloco uma coisa na cabeça, não sossego enquanto não termino. Foi bom ter continuado. Ninguém mais conseguiria tratar com tanta delicadeza o amor maduro como Garcia Márquez fez nesse livro. Esse livro me lembrou muito Memória de minhas putas tristes, do mesmo autor. Mas devo confessar que torci bastante para que Fermina Danza e Florentino Ariza não ficassem juntos! Achei meio patético o amor que Florentino Ariza cultivava por Fermina Danza, chegou a dar raiva, não me sensibilizou como acho que era o plano do autor. O tempo todo achei que a história de amor era entre Fermina Danza e seu marido Dr. Juvenal Urbino. Foi meio chocante descobrir que a história de amor, o tempo todo, era de Florentino e Fermina. O fato de ter torcido todo o tempo contra o casal “protagonista” não diminui o fato que o livro é uma belíssima obra de Garcia Márquez.
E já que estou nesse tema “3ª idade”, resolvi ler Fim, da Fernanda Torres. Na verdade, eu decidi ler esse livro não conhecendo o tema central e foi uma feliz coincidência que também tratasse de pessoas no fim de suas vidas. Uma abordagem completamente diferente da de Garcia Márquez, mas nem por isso menos prazerosa. O livro conta a vida de cinco amigos, numa mistura de memórias póstumas, memórias no leito de morte, reflexões de vida, passado e presente. Pode parecer uma grande bagunça, mas os contos se interligam e formam a história completa que, apesar do nome “Fim”, não é trágica, mas muito engraçada.
Um dos livros da minha wishlist de 2014 era a continuação do livro Entre o agora e o sempre de J. A. Redmerski, Entre o agora e o nunca. Quem me conhece, sabe da minha birra com continuações, em filmes ou livros. Eu não gosto de continuações porque provavelmente a seqüência não terá o mesmo gostinho do original, certamente não vai superar as expectativas que criei. Não foi diferente com esse livro. No primeiro, a história era intrigante, me prendeu até o fim, foi emocionante, me arrancou lágrimas! Nesse segundo, o tema é fraco e mal desenvolvido, não foi nem um pouco emocionante e o final foi bem decepcionante. Resumindo: a autora poderia ter parado no primeiro livro e conservado as boas lembranças de todos ao invés de ter destruído Andrew e Camryn.
Objetivo da vez: terminar o livro O grande amigo de Deus de Taylor Caldwell, sobre a vida de São Paulo, que comecei a ler há exatos 2 anos! O livro é gigante e a autora é muito detalhista, o que deixa a leitura enfadonha. Já tinha lido Médico de homens e de almas, da mesma autora, sobre a vida de São Lucas, e tinha gostado bastante, mas esse está me deixando com sono só de pensar!

Este mês de maio não rendi muito nas minhas leituras, mas comprei um novo livro, Como se dar bem com quem você quer bem, do Márcio Mendes.

Nenhum comentário: